Venom – 12/12/2009

No dia 12 de Dezembro aconteceu em São Caetano do Sul um show fantástico da banda inglesa Venom.

A banda já veterana fez uma apresentação apenas que eu considerei timída para o porte da banda. Venom é uma das grandes influências do trash, death e black metal, sendo atribuído a eles a criação do termo Black Metal, provavelmente da música chave do album de mesmo nome de 1982. É isso ai, em 82 eles lançaram um álbum que chamava Black Metal e que fez a cabeça de muita gente explodir.

Venom - 12 Dezembro 2009O show abriu com esse que provavelmente é o grande clássico da banda. Algumas pessoas mal acreditavam e a pequena horda que lá estava urrava a plenos pulmões o refrão da música. Logo em seguida tocaram Wellcome to Hell, e dai em diante eu parei de tentar guardar as músicas de cabeça, o show se mostrava algo grandioso demais para perder qualquer detalhe.

Chronos, o vocalista da banda conduziu o show por quase duas horas sem dar trégua aos que compareceram, as músicas praticamente não tinham pausa entre elas, no máximo um pequeno agradecimento e a pancadaria recomeçava. Coisa rara até mesmo para bandas jovens, onde muitos shows a pirotecnia e jogadas de iluminação acabam sendo mais espetáculo que a própria banda.

O set list foi muito bem escolhido privilegiando músicas de todas as épocas do Venom, uma ótima pedida. Acredito que bandas que tenha uma carreira muito longa devam ter muito cuidado com seu set list para não tocarem apenas o trabalho novo, mas agradarem os fãns mais antigos.

Os pecados do show infelizmente não tiveram nada a ver com a banda. Mais uma vez a estrutura e divulgação foram bem falhos.

A casa claramente não havia preparo para um show grande. A solução foi fazer uma divulgação “meia boca”, salgar o preço dos ingressos e colocar em uma casa de difícil acesso. Como no show do Moonspell a obcessão dos organizadores em obter lucro máximo acabou por prejudicar um pouco o espetáculo. Uma coisa que não entendi foi que TODOS os ingressos foram colocados como “Meia entrada”, acredito que isso desrespeite todas as leis de incentivo a cultura e popularização de eventos. Uma manobra que evidência que esse sistema de incentivo é falho e acaba não cumprindo a sua função de tornar os eventos mais acessíveis, enfim, uma pena.

De volta ao show, no “bis” reabriram com In League With Satan, confesso que nessa hora meus pés já estavam destruídos e meu pescoço já pedia uma cartela de Dorflex, mas reúni minhas ultimas forças para agitar o fim do show.

[update]

Set list do show:

  1. Intro
  2. Black Metal
  3. Welcome To Hell
  4. Bloodlust
  5. Antechrist
  6. Hell
  7. The Seven Gates Of Hell
  8. Countess Bathory
  9. Buried Alive
  10. Straight To Hell
  11. Burn In Hell
  12. Possessed/Schizo/Live Like an Angel (Die Like a Devil) !
  13. The Evil One
  14. Resurrection
  15. At War With Satan
  16. Warhead
  17. Metal Black

encore

  1. In League With Satan
  2. Witching Hour

Algumas fotos do show:

O show tirando as falhas da organização foi perfeito e pelo ritmo da banda ainda teremos bons trabalhos durante alguns anos.

One thought on “Venom – 12/12/2009”

  1. Mauricio França says:

    Concordo com o texto em relação às condições da casa.

    O organizador do show ainda tentou se defender durante todos esses dias, mas no dia, se comprovou todos os meus temores.

    Som ruim, casa ruim, acesso ruim, pessoas dormindo na calçada porque não tinham como voltar pra casa, Staff desorganizado, preços abusivos para o local …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>